top of page
GettyImages-1247153175.jpg

O que é Psicanálise?

A Psicanálise é um processo de elaboração desenvolvido por Sigmund Freud no século XIX. É um campo clínico e de investigação teórica da psique humana com origem na medicina. Foi criada porque nem todos os pacientes respondiam aos métodos de tratamento da saúde mental existentes na época e tem como objeto de estudo o inconsciente.  

GettyImages-1299310355.jpg

Muitos dos estudos de Freud remetiam a acontecimentos da infância que seriam os responsáveis por nossas atitudes. Outros fatores também influenciam nosso comportamento, como lembranças, desejos reprimidos e impulsos. Como permanecem no inconsciente, somos incapazes de ter uma compreensão completa deles. A partir daí surge o sofrimento e a necessidade de buscar respostas. O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente.

 

No fim do tratamento, o paciente deve ser capaz de lidar com acontecimentos do cotidiano com mais leveza e tranquilidade, sabendo que os aspectos que lhe perturbavam não são mais empecilhos no presente. 

Por que psicanálise?

Sendo conhecida como a “terapia da conversa”,  o paciente fala sobre diversos assuntos, inclusive temas aleatórios, dessa forma o inconsciente se manifesta. O profissional investiga a mente do paciente à procura de possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Um padrão de comportamento negativo pode estar 

GettyImages-1214410866.jpg

associado a um evento que necessita uma releitura, permitindo ressignificar memórias e emoções.  

 

A psicanálise não é utilizada somente para superar problemas como traumas, ansiedade, transtornos e fobias, mas para o autoconhecimento tendo como objetivo o bem  estar do paciente. Ao longo dos encontros, desenvolve-se a auto-percepção, sendo assim  capaz de perceber seus processos mentais com mais clareza, tendo discernimento para lidar melhor com as experiências do seu cotidiano.

 

"A psicanálise é em essência, a cura pelo amor (Freud)"

bottom of page